Doppler Vascular / Membros

O QUE É DOPPLER?

DOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAS - É um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais. Quando o médico tem necessidade de investigar a presença de placas de gordura, o diâmetro das paredes das artérias e o estreitamento dos vasos.

DOPPLER VENOSO DE MMII OU MMSS (MEMBROS INFERIORES E MEMBROS SUPERIORES) - O ultrassom com doppler, também chamado de ecografia com doppler ou eco-doppler colorido, é um importante exame para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo. Assim, ele pode ser solicitado pelo médico em casos de suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de um vaso sanguíneo. Algumas das principais indicações deste exame são as avaliações de trombose, aneurismas ou varizes, por exemplo, sendo também muito utilizado durante a gravidez, para averiguar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto ocorre de forma adequada, conhecido como doppler fetal.

DOPPLER ARTERIAL DE MMII OU MMSS - (MEMBROS INFERIORES E MEMBROS SUPERIORES) - É um exame que utiliza ultrassom para examinar o fluxo de artérias maiores dos membros inferiores e/ou superiores com formação de imagens em cores. Auxilia no rastreamento de doença isquêmica periférica, no planejamento cirúrgico e no controle de tratamento de afecções arteriais de membro inferior e/ ou superior.  É indicado para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas). Indicado para pacientes hipertensos, diabéticos e tabagistas, muitas vezes cursam com ateromatose e/ou obstrução das artérias dos membros inferiores, apresentando dor na panturrilha ao caminhar. Este exame é de grande importância nestes subgrupos de pacientes.

PARA QUE SERVE O DOPPLER?

O Doppler é um recurso especial dos exames de ultrassonografia que permite a detecção e avaliação de estruturas em movimento, em especial no corpo humano, do fluxo sanguíneo.

Em linhas gerais, na prática médica, as suas principais aplicações clínicas são:

Detecção e caracterização de vasos no interior de lesões ( por exemplo, no interior de
nódulos tireoide, nódulos mamários, cistos de ovário, miomas uterinos, pólipos endometriais, nódulos hepáticos, dentre outros … ).

Avaliação da quantidade e padrão de vascularização presente no interior de órgãos ( por exemplo, no interior da tireóide, de linfonodos, de glândulas salivares,  dentre outros … )

Avaliação da integridade do sistema arterial ( presença de placas ou processos obstrutivos em carótidas e vertebrais, artérias renais, aorta abdominal e artérias ilíacas, artérias em membros superiores e inferiores, … )

Avaliação da integridade do sistema venoso (  sinais de trombose em membros, varizes, … )

Avaliação da integridade de rim transplantado ou de fístula arteriovenosa para hemodiálise

Avaliação de bem-estar fetal ou fatores de risco para Doença Hipertensiva Específica da Gravidez ( DHEG ou pré-eclâmpsia )

url_imagem_prod_serv) ?> nome_prod_serv ?> id_prod_serv) ?>